Palestrantes
Rapha Fernandes
Re-mover - Performance em vídeo
Performance
Rapha Fernandes é artista multitarefa, inquieto, curioso e um excêntrico corpo em movimento, que transita das artes cênicas às artes plásticas, em constante intensidade.
RE-MOVER é um projeto proposto pela Entre 2 Produções, empresa que representa a atriz e bailarina Jossane Ferraz. Esta é uma pesquisa de movimento que vinha sendo desenvolvida por ela em conjunto com o coreógrafo e artista da dança Rapha Fernandes, onde experimentam os diferentes sentidos da palavra "remover" com corpo em diferentes contextos e a mistura da teatro contemporâneo com o HIP-HOP.
Maria Goret Chagas
A arte de viver - A arte transpondo limites
Palestra e Exposição artes visuais
Artista plástica – Membro Associado da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés /Brasil/ VDMFK
Exposições no Brasil e exterior.
Graduada em Letras, Educação Artística e Semiótica.
Escritora, atua como Palestrante Motivacional.
Busca a excelência, através de sua arte visual e verbal, pintada e escrita com a boca, com os pés e com o coração!
Mostra que tudo é possível!
Ian Giller
Apresentação Música Instrumental
Ian Giller Branco, músico, produtor e compositor.
Filho de músicos, nascido em Curitiba (PR), com mais de 25 anos de carreira, tem mais de 20 participações em discos como músico interprete, tocando bateria, bateria eletrônica, percussão, steel drum, hand pan e sintetizadores.
Iniciou seus estudos aos 7 anos de idade com seus pais, e ao longo de sua formação aperfeiçoou suas técnicas de rítmica com professores(as) renomados do Estado do PR, Brasil e América do sul.
Em 2017 adquiriu o Steel Drum, instrumento caribenho e em 2021 o Hand Pan.
Djagô Music
Apresentação música instrumental
Djagô significa “Desperte!” em hindi, principal idioma falado na Índia que é o berço da cultura dos Mantras e do Yoga. A Djagô Music ॐ se formou a partir do encontro de Músicos alunos de Sri Prem Baba que se uniram para fazer uma música de alta qualidade e que traga o despertar da consciência do amor e da verdade. Os integrantes da banda têm ampla formação em instituições reconhecidas e quando fazem música colocam a técnica a serviço da conexão espiritual, abrindo portais celestiais para que as nossas preces possam ser ouvidas pelos Deuses.
A primeira formação da Djagô Music ॐ com esse nome se deu na ocasião do V Congresso de Felicidade em Curitiba em Novembro de 2022.
Cia Regina Vogue
Quando a criança era uma criança
Espetáculo de teatro
O trabalho mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro, ao dos modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças de hoje. Essa fusão de dois tempos diferentes – passado e presente – nos dá a possibilidade de nos comunicar com crianças e adultos. Em algum ponto, a essência do ser permanece intacta. Por isso, o espetáculo se comunica não somente com crianças, mas também com pais e adultos que, de maneira direta ou indireta, atuam no seu desenvolvimento. Assim, nasce um trabalho artístico que fala de assuntos de extrema importância na criação das crianças de hoje, com um toque especial de poesia.
Bernardo Manita
Apresentação Música Instrumental
Bernardo Manita é um pianista, cantor e compositor. Nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 25 de maio de 1983. Iniciou seus estudos de piano aos sete anos de idade. Durante 8 anos estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde teve aulas de piano clássico com professores renomados como Margareth Milani, André Fadel e Paulo Emiliano de Andrade. Se formou em piano pelo método Suzuki com a professora Maria Helena Carollo. Passou sua adolescência entre o piano, violão e o trompete, sempre se interessando em vários instrumentos.
KARINGANA UA KARINGANA
Histórias de Áfricas
Performance
Kamylla dos Santos é Idealizadora do Grupo Baquetá que, desde 2009, desenvolve espetáculos e oficinas com base nos saberes africanos, afro-brasileiros e dos povos indígenas do Brasil. É mãe, dramaturga, produtora cultural, artista da cena e da música. Em 2021 e 2020 foi atriz premiada no Concurso Prêmio Palmares De Arte e no Prêmio Funarte RespirArte – Eixo Teatro, com histórias africanas. Foi contemplada com o Prêmio Técnicos e Técnicas da Cultura Do Paraná como produtora afro paranaense e com o Prêmio Memorial de Vivências, como fazedora de cultura do eixo Cultura Afro e Matriz Africana.
Duo Combinado
Apresentação música instrumental
Otávio Augusto Chagas da Silva, jovem músico multi-instrumentista curitibano. Iniciou seus estudos musicais em 2001, sempre frequentou a Oficina de Música de Curitiba, estudando tanto a música erudita, quanto a popular. Posteriormente, se formou no Curso Superior de Instrumento - Clarinete - na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Atualmente é músico da Orquestra à Base de Sopros tocando ao lado de grandes nomes da música como Egberto Gismont, Arrigo Barnabé, Joyce Moreno, Lea Freire, André Mehmari, Emílio Santiago, Vanessa da Mata, Maria Rita, entre outros. Músico também da Banda da Banda Lyra Curtibana, tendo trabalhado com grandes instrumentistas como Carlinhos 7 Cordas, Dirceu Leite, Marcos Pontes Caixote e Paulo Henrique Chagas Corrêa ( Azeitona do Trompete ). Paralelamente participa de projetos com grupos de diferentes formações ligados à música erudita, popular e ao jazz, bem como produções de áudio em estúdio.
Sitah
Exibição do filme "Crise climática ameaça o Quarup, ritual ancestral dos indígenas do Xingu" realizado para Mongabay plataforma de notícias de ciência ambiental e conservação sem fins lucrativos. Reportagem: Maria Fernanda Ribeiro e Sitah
Palestra e Exposição
A artista visual Sitah utiliza a fotografia como ponto de partida para amplificar a voz dos rios, das montanhas, da floresta e dos povos originários, com o propósito de sensibilizar para um urgente resgate de reconexão com a natureza. Especializada em antropologia visual pela Universidade de Barcelona, foi convidada a expor seu trabalho em relevantes espaços culturais pelo Brasil, dentre eles Sesc, Unibes Cultural, Casa Firjan e em edições da Virada Sustentável.
Quarup é o ritual fúnebre dos mortos ilustres do Alto Xingu, reunindo nove etnias. É o momento em que os convidados levam alegria para as famílias que perderam um ente querido e é um marco para o encerramento do luto, quando as pessoas podem parar de chorar e voltam a cantar, a dançar, a usar os adornos, a se enfeitar e a se pintar com jenipapo e urucum. É também o momento em que o espírito do falecido segue o seu caminho para a morada ancestral. Para isso, segundo Watatakalu, o céu também precisa estar livre da fumaça, para que a alma encontre seu caminho.
Leo Trujillo
Apresentação música instrumental
Leo Trujillo é pioneiro no uso da variabilidade da frequência cardíaca no campo do Sound Healing. Ele é músico desde os 13 anos e hoje conduz imersões, cursos e retiros com aprofundamento científico e tecnológico no estudo das frequências sonoras. Ele fundou o projeto "Moléculas Sonoras" para pacientes em processo de reestruturação celular, que utiliza frequências sonoras específicas para modular o sistema nervoso autônomo e melhorar a recuperação dos tratamentos. O projeto já tem mais de 38 mil ouvintes e está ajudando a transformar a forma como vemos a cura e a recuperação de nossos corpos.
Irene Reis dos Santos
Neurociência, Felicidade e Projeto de vida
Palestra
Bacharel e Licenciada em Letras - Português e Espanhol - pela Universidade de São Paulo - USP (2003). Especialista em tradução - Universidade Gama Filho (2010). Mestra em Ciências da Educação. - UDE - Universidad de la empresa - Uruguay (2021). MBA em Gestão Escolar. Especialista em Neurociência e comportamento - Saúde mental e Inteligência Emocional - PUC RS (2022). Yogaterapeuta (2018). Autora de material didático, tradutora, leitora crítica, revisora, editora pedagógica. Professora de espanhol, aulas particulares e, examinadora do DELE no Instituto Cervantes. Professora de português e espanhol, tutora para alunos com dificuldades de aprendizagem de EFI, EFII e EM. Colaboradora em editoras para a publicação de material didático de ensino de espanhol para brasileiros. Professora de produção de texto para fins específicos: concursos públicos; negócios; ENEM; vestibular; DELE; publicidade etc. Tradutora e revisora de texto. Fundadora e presidente da OSC CORE - Comunidade Reinventando a Educação.
Curitiba Cia de dança
Dançando Villa
Espetáculo de dança
“Dançando Villa” é um espetáculo inspirado em Heitor Villa-Lobos, tanto na sua música, quanto na sua vida e personalidade.
Ele, em sua busca, abriu os ouvidos e o coração para o Brasil, para a cultura popular brasileira, sobretudo do nordeste e do norte do país, que nas primeiras décadas do séc. XX a musicalidade e a cultura destas regiões não chegavam com facilidade nas regiões sul e sudeste. Através da música Villa-Lobos, em sua época, ampliou o imaginário do Brasil para os brasileiros, explorando sua diversidade cultural, identitária e sonora.
Neste novo espetáculo de dança contemporânea, Dançando Villa, Nicole Vanoni e Rosa Antuña buscam trazer lampejos das danças brasileiras, aliados a um estado corporal de entrega e à uma alma de sinceridade para a diversa e vasta cultura brasileira.
Rebeca Friedmann
Apresentação música instrumental
A violoncelista, multi-instrumentista, compositora e educadora é formada em música pela USP e com estudos realizados no Conservatório de Tatuí e na Universidade Livre de Música (EMESP). A artista tocou em orquestras em São Paulo, incluindo o programa “Aprendiz de Maestro” na Sala São Paulo, sob a regência de João Maurício Galindo.Com a Vintena Brasileira de André Marques, gravou dois álbuns, "Labirinto" (pela Funarte) e "Bituca", e dividiu o palco com nomes como Hermeto Pascoal, Hamilton de Holanda, Vinícius Dorin, Arismar do Espírito Santo e Nenê.
Amanda Lyra
Mestre de Cerimônia
Amanda Lyra é especialista em Acessibilidade Digital, Artista Musical, Palestrante, Comunicadora e Consultora de Acessibilidade, diversidade e Inclusão.
Se destacou como speaker em eventos como WPP Stream Brasil 2022, Gramado Summit, SEO Summit Brasil, SEO Por Elas, Fórum ESG da TI Inside, apresentando o conceito dos elevadores digitais e mostrando como a acessibilidade é uma poderosa ferramenta de performance orgânica e um propulsor de inovação para negócios.
Participou da elaboração dos termos do Decreto no1049 de 2020 - que Institui o Plano Decenal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba e foi homenageada com o Prêmio Cidade de Curitiba.
Como artista musical já dividiu o palco com Maria Gadu, Kleiton e Kledir, Elba Ramalho, entre outros nomes da música brasileira. Tocou em vários estados do Brasil e também na Alemanha.
Lançou o "Sem Reclamar", clipe-protesto 100% acessível, protagonizado somente por pessoas com deficiências e que contou com uma equipe de produção formada apenas por mulheres.
"Trabalho mobilizando estruturas para que as pessoas com deficiências tenham acesso a todos os espaços - físicos, digitais, culturais e corporativos"